Episódios

  • #99: A cidade de Niterói entre memórias e apagamentos
    Apr 3 2025

    No episódio #99, as petianas Alice Dias e Gabriela Doscher recebem o professor do Instituto de História da UFF Paulo Terra para conversar sobre a história de Niterói, a partir do eixo da memória construída sobre a cidade.

    Se, por um lado, a imagem de Araribóia é evocada de forma mítica na narrativa sobre a gloriosa fundação da cidade, os povos indígenas que habitam o território atualmente seguem subalternizados perante a sociedade e o Poder Público.

    Além disso, o episódio também aborda o apagamento do passado escravista de Niterói, que foi um importante ponto de chegada para os navios que transportavam escravizados, especialmente durante o período de proibição do tráfico transatlântico.

    Por fim, encerramos a discussão tratando do apagamento da participação da cidade na repressão no período da ditadura militar.


    📚 Para saber mais:

    CARULA, Karoline; CÔRTE, Andre; MARTINS, Ismênia; TERRA, Paulo (org.). Niterói 450 anos : capítulos de sua história. São Paulo: Alameda, 2024


    Documentário "Niterói de memórias". Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=jrqjixBszFA . Acesso em: 02/04/2025

    Texto "Niterói é terra indígena: abrindo caminhos para um debate sobre a memória do colonialismo". Disponível em: https://opoderpopular.com.br/niteroi-e-terra-indigena-abrindo-caminhos-para-um-debate-sobre-a-memoria-do-colonialismo/

    Centro de Memória Fluminense (CEMEF): https://bibliotecas.uff.br/cemef/


    📱Nossa redes sociais:

    Instagram e tiktok: @pethistoriauff / Twitter @pethistoria / Facebook: PET-História UFF Niterói


    Roteiro e apresentação: Alice Dias e Gabriela Doscher / Edição: Gabriela Doscher / Revisão: Maria Eduarda Veras


    Exibir mais Exibir menos
    1 hora e 12 minutos
  • #98: Ditadura Militar em Cachoeiras de Macacu
    Jan 16 2025

    No episódio #98, apresentado por Kamile Lima e Rafael Valero, recebemos o também petiano João Victor Milward para nos contar um pouco sobre seu projeto de monografia. Intitulado "Terrorismo de Estado no Brasil: O Caso da Ditadura Militar em Cachoeiras de Macacu", o trabalho de Milward joga luz sobre uma face talvez menos discutida da ditadura empresarial-militar brasileira: a opressão aos trabalhadores rurais e a questão sempre atual da luta pela terra. Utilizando o espaço do município de Cachoeiras de Macacu, o trabalho junta conceitos da ciência política - como terrorismo de estado e estado de exceção - com uma análise histórica e até jurídica, por meio dos Inquéritos Policiais Militares (IPMs), para desvendar o impacto da institucionalização da violência na vida dos trabalhadores do campo.


    📚 Para saber mais:


    TELES, Edson; SAFATLE, Vladimir (Orgs.). O que resta da ditadura: a exceção brasileira. São Paulo: Boitempo, 2010. No livro, os autores desenvolvem com mais esmero o argumento utilizado.


    DREIFUSS, René. 1964, a conquista do Estado. Rio de Janeiro: Vozes, 1981.



    Roteiro e apresentação: Kamile Lima e Rafael Valero / Edição: Livia de Moraes / Revisão: Geysa Gomes


    Nossas redes 📱: Instagram e Tiktok: @pethistoriauff / Twitter: @pethistoria / Facebook: PET-Historia UFF Niterói

    Exibir mais Exibir menos
    52 minutos
  • #97: Colonialismo na África
    Dec 19 2024

    No episódio #97 as petianas Alice Dias e Nathália Athanazio recebem o professor Felipe Paiva para tratar de um tema super relevante: colonialismo na África. Essa conversa nasce da intenção de voltar nosso olhar para a África e a Ásia, sendo um pontapé para compreender alguns outros episódios sobre processos presentes na história do continente africano. Nessa conversa, abordamos termos inadequados para referir-se a África, destacando a complexidade e heterogeneidade do continente. Além disso, pensamos na literatura e produções literárias como um meio de compreender os processos históricos.


    📚 Para saber mais:

    FANON, Frantz. Os condenados da terra. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.

    MEMMI, Albert. Retrato do colonizado precedido de retrato do colonizador. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.


    PEPETELA. Mayombe. Lisboa: Leya, 2013.


    📱Nossa redes sociais:

    Instagram e tiktok: @pethistoriauff / Twitter @pethistoria / Facebook: PET-História UFF Niterói


    Roteiro e apresentação: Alice Dias e Nathalia Athanazio / Edição: Gabriela Doscher / Revisão: Maria Eduarda Veras

    Exibir mais Exibir menos
    31 minutos
  • #96: Sérgio Buarque de Holanda
    Nov 28 2024

    No episódio #96 as petianas Alice Dias e Maria Eduarda Veras recebem a professora Giselle Venâncio para falar sobre um dos historiadores mais conhecidos do Brasil: Sérgio Buarque de Holanda. Mais que um episódio biográfico, nessa conversa nossa convidada vai mostrar as transformações e os impactos da obra de Sérgio, além de discutir as várias leituras que foram feitas do autor ao longo do tempo. Conversamos também sobre a atualidade das suas contribuições, pensando em questões como a História Ambiental, cada vez mais urgente em nosso campo de estudo. Resgatando figuras como Maria Amélia Buarque, o episódio conta também com comentários acerca de pessoas importantes para a vida e obra de Sérgio, bem como para a história brasileira.


    📚 Para saber mais:

    HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. Edição revista e ampliada. São Paulo: Companhia das Letras, 2016

    HOLANDA, Sérgio Buarque de. Caminhos e Fronteiras. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

    FURTADO, André Carlos. Das fortunas críticas e apropriações ou Sérgio Buarque de Holanda, historiador desterrado. 2018. 315 f. Tese (Doutorado em História) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.

    EUGÊNIO, João Kennedy; MONTEIRO, Pedro Meira (orgs.). Sérgio Buarque de Holanda: perspectivas. Campinas: Editora da Unicamp, 2008.


    📱Nossa redes sociais:

    Instagram e tiktok: @pethistoriauff / Twitter @pethistoria / Facebook: PET-História UFF Niterói


    Roteiro e apresentação: Alice Dias e Maria Eduarda Veras / Edição: Gabriela Doscher / Revisão: Rafael Valero

    Exibir mais Exibir menos
    1 hora e 1 minuto
  • #95: Racismo ambiental
    Nov 7 2024

    No episódio #95 as petianas Kamile Lima e Maria Eduarda Veras conversam com as professoras Marli de Andrade e Rita Montezuma sobre um tema de extrema relevância atual: o racismo ambiental. Termo esse que em fevereiro desse ano gerou algumas polêmicas, e está presente em trabalhos acadêmicos desde os anos de 1980, mas principalmente no dia a dia de milhares de indivíduos afetados drasticamente pelos crimes ambientais.

    Ao longo do episódio as convidadas abordaram a construção histórica dessas desigualdade, o papel do agronegócio, e ainda, formas de resistência dos povos indigenas e do movimento negro.


    📚 Para saber mais:


    COUTO, Aiala; MENDES, Luiz. Geografias Pretas: Resistências e Existências no Brasil Contemporâneo. 1°ed. Belém. GAPTA/ UFBA, 2023


    ANDRADE, Francisca Marli Rodrigues de; CARMO, Eunápio Dutra do; HENRIQUES, Alen Batista. Agronegócio e mineração na Amazônia Paraense: populações tradicionais e racismo ambiental. Ciência Geográfica, Bauru, v. XXVII, n. 2, p. 787-810, 2023. DOI: 10.57243/26755122.XXVII2024.


    COMISSÃO EVENTOS PPGG. Aula Magna 2024 | Racismo ambiental e justiça climática. [s.l.]: You tube, 4 mar. 2024. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=TnSxDLWzPds

    Acesso em 6 de nov. 2024


    📱Nossas redes sociais:

    Instagram e tiktok: @pethistoriauff / Twitter: @pethistoria / Facebook: PET-História UFF Niterói


    Roteiro e apresentação: Kamile Lima e Maria Eduarda Veras / Edição: Alice Dias / Revisão: Nathalia Athanazio

    Exibir mais Exibir menos
    1 hora e 20 minutos
  • #94: Colonialismo Sionista e o Mandato Britânico da Palestina
    Oct 16 2024

    No episódio #94, nós retomamos a discussão iniciada em 2021 com a nossa série de 3 episódios sobre a Palestina. Seguimos pautando e denunciando o genocídio do povo palestino pelo Estado de Israel e nos posicionando abertamente contra sua lógica colonial. Entendemos que, em meio à escalada gritante de ataques que teve início em 7 de outubro de 2023, é de extrema importância que busquemos entender as raízes históricas do “conflito” Israel-Palestina, para sermos capazes de nos colocar politicamente diante dos horrores que estamos presenciando.

    Por isso, durante o episódio, as petianas Gabriela Doscher e Nathalia Athanazio conversam com as graduandas e membros do Grupo de Estudos de Oriente Médio e Mundo Árabe Maria Francisca e Maria Luiza para saber o porquê de podermos pensar o Sionismo a partir da ótica colonial e também para evidenciar as formas como o Mandato Britânico da Palestina facilitou a criação posterior do Estado Israel.


    📚Para saber mais:


    OLIVEIRA, Rafael. Gaza no coração: história, resistência e solidariedade na Palestina. São Paulo: Editora Elefante, 2024.


    Mais informações sobre o GLOMMA:

    mfrancisca@id.uff.br


    Perfis acompanhar notícias sobre o conflito:

    @fepal_brasil

    @juventude_sanaud


    📱Nossas redes: Instagram e Tiktok: @pethistoriauff / Twitter: @pethistoria / Facebook: PET-Historia UFF Niterói


    Roteiro e apresentação: Gabriela Doscher e Nathalia Athanazio / Edição: Lívia de Moraes / Revisão: Kamile Dias

    Exibir mais Exibir menos
    1 hora e 24 minutos
  • #93: Projeto "Caminhos para o bem viver bajo el radar político"
    Oct 3 2024
    No episódio #93 do PETCast, apresentado por Geysa Gomes e Lívia de Moraes, convidamos a professora do departamento de América, Mariana Bruce e a graduanda e bolsista PROEX Mariana Teixeira para uma discussão sobre o projeto de extensão "Caminhos para o bem viver bajo el radar político", coordenado pela docente. Buscando nos aprofundar sobre o que é o projeto de extensão e falando sobre seu objeto, o programa Teia de Solidariedade da Zona Oeste, Bruce e Teixeira discorrem sobre suas experiências na atividade, promovendo visibilidade e reconhecimento do movimento e falando sobre como a História Oral é utilizada como fonte de memória da história das mulheres que compõem a Teia. Roteiro e apresentação: Geysa Gomes e Lívia de Moraes / Edição: Maria Eduarda Veras / Revisão: Alice Dias Nossas redes 📱: Instagram e Tiktok: @pethistoriauff / Twitter: @pethistoria / Facebook: PET-Historia UFF Niterói Para saber mais 📚: SPIVAK, Gayatri. Pode o Subalterno Falar? Trad. de Sandra Regina Goulart Almeida, Marcos Pereira Feitosa e André Pereira Feitosa. Belo Horizonte: UFMG, 2018 BRUCE, Mariana; FREITAS, Caren; BAPTISTA, Silvia. A teia de solidariedade de gênero, raça e classe na experiência da Coletiva Popular de Mulheres da Zona Oeste do Rio de Janeiro. In: Revista Periódicus, 1(19), 194–207. https://doi.org/10.9771/peri.v1i19.53971
    Exibir mais Exibir menos
    1 hora e 22 minutos
  • #92: as Crônicas da Conquista e a percepção do "Outro"
    Sep 5 2024

    No episódio #92 apresentado pelas petianas Alice Dias e Maria Eduarda Veras, recebemos o ex-petiano Frederico Schornbaum para mais um tradicional episódio de monografia. Nessa conversa o Fred contou um pouco sobre sua longa e sinuosa trajetória até seu tema da monografia: “O OUTRO EM ESCALA: A Conquista e a Alteridade nas Crônicas de Girolamo Benzoni e Anthony Knivet”. Trazendo, também, reflexões sobre alteridade, escalas, o cristianismo na conquista, as relações entre os homens e o espaço, e muito mais.


    Roteiro e apresentação: Alice Dias e Maria Eduarda Veras/ Edição: Rafael Valero/ Revisão: Geysa Gomes


    Nossas redes 📱: Instagram e Tiktok: @pethistoriauff / Twitter: @pethistoria / Facebook: PET-Historia UFF Niterói


    Para saber mais 📚:


    BENZONI, Girolamo. History of the New World: Shewing His Travels in America, From A. D. 1541 to 1556: With Some Particulars of the Canary Islands, Cambridge University Press, 2009.


    BETHENCOURT, Francisco. Racisms: from the Crusades to the Twentieth Century. Princeton University Press, 2014.


    BRAUDEL, Fernand. Civilização material, economia e capitalismo: séculos XV-XVIII. Volume 1: As estruturas do cotidiano. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.


    BRAUDEL, Fernand. Civilização material, economia e capitalismo: séculos XV-XVIII. Volume 2: Os jogos das trocas. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.


    BRAUDEL, Fernand. Civilização material, economia e capitalismo, vol. 3: Séculos XV-XVIII: O tempo do mundo. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.


    GREER, Margaret R.; MIGNOLO, Walter D.; QUILLIGAN, Maureen (Ed.). Rereading the Black Legend: the discourses of religious and racial difference in the Renaissance empires. University of Chicago Press, 2019


    KNIVET, Anthony. As incríveis aventuras e estranhos infortúnios de Anthony Knivet. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2007.

    Exibir mais Exibir menos
    1 hora e 18 minutos