Tá Freud! Podcast Por Vinicius Lara capa

Tá Freud!

Tá Freud!

De: Vinicius Lara
Ouça grátis

Sobre este áudio

Psicanálise, história, política e muita associação livre. Nesse podcast Vinícius Lara, que é historiador e psicanalista abordará temas que envolvam a psicanalise em extensão e suas relações com a vida cotidiana. Sem conversas herméticas, sem lacanagem e entendendo que IPA, na melhor das hipóteses é cerveja amarga. Se você também gosta de algum desses assuntos, vem comigo. (Contém doses de ironia e eventuais pitadas de deboche) Se gostar, me segue lá no Instagram também: @_vini.lara @artebodoqueVinicius Lara
Episódios
  • T04#07 - Amor Fati
    Jul 2 2025

    Neste episódio, estou conversando com meu amigo Alberto Luiz, mestre e doutorando em Filosofia, para uma conversa sobre o conceito de Amor Fati, expressão latina que significa “amor ao destino”. Partindo da tradição estoica e chegando à formulação radical de Friedrich Nietzsche, discutimos como esse princípio atravessa tanto a ética quanto uma estética da existência.

    O Amor Fati, em Nietzsche, não é mera aceitação resignada do que acontece, mas uma afirmação ativa da vida em sua totalidade, incluindo o sofrimento, a perda e a finitude. Conversamos sobre como esse pensamento se insurge contra a nostalgia, o idealismo e o ressentimento, propondo uma relação mais profunda e criadora com o tempo, com a história pessoal e com o mundo.

    Entre filosofia, experiência e sensibilidade, exploramos as implicações existenciais e políticas de amar o que nos acontece, não apesar de tudo, mas por causa de tudo.

    Vamos?

    Exibir mais Exibir menos
    57 minutos
  • Extra - As formações e deformações do analista
    Jun 7 2025


    O que é que forma um psicanalista?

    Essa pergunta que atravessa a história da psicanálise desde Freud, ganha contornos cada vez mais complexos no Brasil de hoje. Neste episódio extra do Tá Freud!, nós vamos fazer uma caminhada crítica sobre os impasses e as deformações que marcam os dispositivos de formação analítica na contemporaneidade. Começando lá na fundação da Sociedade Psicológica das Quartas-feiras e indo até a multiplicação de “cursos livres” e “formações-relâmpago” nas redes sociais, o objetivo é pensar o que se perde quando a transmissão da psicanálise é capturada por lógicas de certificação, performance e consumo.

    Vamos conversar um pouco sobre o modelo tradicional da IPA, suas contribuições e suas amarras, a crítica de Lacan à análise didática, a proposta do passe e as tentativas de refundação que surgem a partir daí, passando pelo impacto da racionalidade neoliberal sobre o campo psicanalítico, que transforma a formação em produto, o analista em influencer e o desejo em ferramenta de marketing. Mas não são só cenários ruins nessa história. É possível encontrar coletivos, núcleos experimentais e escolas autônomas que resistem, reinventam e mantêm vivo o gesto ético que sustenta a formação,

    Se você tem se perguntado sobre como estudar a psicanálise, por onde começar, o que considerar ao escolher um percurso, ou se já se encontra nele e tem que se haver com seus dilemas, esse episódio pode trazer algumas reflexões pra juntar com as suas. Porque, no fundo, a formação do analista é menos sobre um caminho único do que sobre a sustentação de uma aposta. E talvez o que justifique ainda hoje a existência da psicanálise seja justamente isso: o fato de que nenhuma instituição, por si só, pode garantir o efeito de desejo que funda essa experiência.


    E se quer conhecer o trabalho do Círculo de Estudos Psicanalíticos de Juiz de Fora, estão aqui os links:


    Site Institucional: https://www.circulojf.com.br/

    Instagram: @circulojf

    Formação: https://www.circulojf.com.br/curso


    Exibir mais Exibir menos
    38 minutos
  • T04#06 - Quando desistir?
    May 29 2025

    Desistir, tá aí uma palavra quase sempre associada a fraqueza, fracasso, covardia… Mas e se desistir fosse, em certos momentos, o único gesto possível de lucidez?

    Neste episódio, partimos do mito de Sísifo - o homem condenado a repetir eternamente um esforço sem fim - para pensar o quanto de nós também vive empurrando pedras que já não fazem mais sentido.

    Inspirado pelo livro “Sobre Desistir”, de Adam Phillips, publicado pela editora Ubu, vamos pensar um pouco sobre essa moral da perseverança que atravessa nossa cultura contemporânea. Uma moral que nos convoca a seguir, a resistir, a insistir, mesmo que isso custe o desejo e até mesmo a vida.

    Na escuta analítica, às vezes, o mais difícil não é continuar… mas permitir-se parar. Talvez a desistência, em certos casos, seja menos um recuo e mais um reencontro. Um espaço que se abre entre a repetição e o desejo. Entre o gozo e a liberdade.

    Sísifo não tinha escolha. Mas nós - pelo menos às vezes - temos.

    Exibir mais Exibir menos
    45 minutos

O que os ouvintes dizem sobre Tá Freud!

Nota média dos ouvintes. Apenas ouvintes que tiverem escutado o título podem escrever avaliações.
Geral
  • 5 out of 5 stars
  • 5 estrelas
    1
  • 4 estrelas
    0
  • 3 estrelas
    0
  • 2 estrelas
    0
  • 1 estrelas
    0
Narração
  • 5 out of 5 stars
  • 5 estrelas
    1
  • 4 estrelas
    0
  • 3 estrelas
    0
  • 2 estrelas
    0
  • 1 estrelas
    0
História
  • 5 out of 5 stars
  • 5 estrelas
    1
  • 4 estrelas
    0
  • 3 estrelas
    0
  • 2 estrelas
    0
  • 1 estrelas
    0

Avaliações - Selecione as abas abaixo para mudar a fonte das avaliações.