Episódios

  • Episode 436: CAT_ DIA NACIONAL DE COMBATE AO FUMO (2014), por Alexandre Milagres
    Jul 6 2025

    CAT_ DIA NACIONAL DE COMBATE AO FUMO (2014), por Alexandre Milagres
    ////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

    Em 2014, no Dia Mundial da Tuberculose, concedemos entrevista ao jornalista Arnaldo Risemberg (Programa A Voz da Rússia, Rádio Sputnik Brasil), falando sobre o Dia Nacional de Combate ao Fumo, 29 de agosto.

    Abordamos alguns aspectos relevantes sobre o nicotinismo. Alguns números mudaram de lá pra cá, entretanto, o uso de produtos de tabaco ou de nicotina sintética segue sendo o maior problema de saúde pública planetário. Nos dias atuais, ainda temos 1,25 bilhão de terráqueos adictos ao alcaloide, adicção esta que se inicia, em 90 a 95% dos casos, antes dos jovens completarem 21 anos de idade. Uma evidência clara, como água de rocha, de que o setor educação precisa participar deste enfrentamento.

    Exibir mais Exibir menos
    13 minutos
  • Episode 435: CAT_ DIA MUNDIAL DA TUBERCULOSE (2014), por Alexandre Milagres
    Jul 6 2025

    CAT_ DIA MUNDIAL DA TUBERCULOSE (2014), por Alexandre Milagres
    /////////////////////////////////////////////////

    Em 2014, no Dia Mundial da Tuberculose, concedemos entrevista ao jornalista Arnaldo Risemberg (Programa A Voz da Rússia, Rádio Sputnik Brasil), falando sobre a tísica.

    O dia 24 de março é globalmente celebrado por ter sido a data em que o pesquisador alemão Robert Koch revelou à academia de ciências do seu país haver descoberto o agente causador da do doença que matara quase meltade da população da Europa ao longo de décadas. Tratava-se de um micróbio, uma bactéria, nomeada de Mycobacterium tuberculosis, apelidada posteriormente de BK _ Bacilo de Koch.

    Neste ano de 2014, o mundo detectava 9 milhões de casos novos/ano (hoje são 10,6 milhões) e a doença matava 1.3 milhão/ano (hoje, mata 1,25 milhão).

    É necessário reforçar que a tuberculose é um indicador social, para além de um agravo sanitário, mas tem estreita relação com coisas que levam à redução da imunidade, como a aglomeração urbana, a desnutrição, o câncer, o diabetes, o envelhecimento natural, a coinfecção HIV/Aids, algumas terapias (por exemplo, quimioterapia anticâncer e uso de imunobiológicos), o tabagismo, a vivência em situação de rua, e o estar dentro do sistema prisional, etc.

    O diagnóstico precoce e o tratamento imediato e completo são fundamentais para interromper a cadeia de transmissão da bactéria, pessoa-a-pessoa. Tudo isto está disponível no Sistema Único de Saúde brasileiro.

    Exibir mais Exibir menos
    16 minutos
  • Episode 434: CAT_ LONGEVIDADE SAUDÁVEL: UM LUXO VERDADEIRO
    Jun 29 2025

    CAT_ LONGEVIDADE SAUDÁVEL: UM LUXO VERDADEIRO
    /////////////////////////////////////////////

    Pelo Centro de Apoio ao Tabagista - CAT, ONG carioca sem fins lucrativos, que tem como propósito maior contribuir para a redução dos impactos ambientais, econômicos, sanitários e sociais do nicotinismo, entrevistamos a médica cardiologista Flávia Verocai, sobre um tema de alta relevância para os tempos modernos: a longevidade da espécie humana. Programa Viva Voz Saúde, Rádio Nossa Senhora de Copacabana, 28/06/2025.

    A nossa convidada desta semana é médica formada pela UERJ, com residência em Cardiologia na Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro, e título de especialista pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). Viveu dez anos no Canadá, onde concluiu fellowship pela Universidade de Toronto (no Toronto General Hospital), especializando-se em insuficiência cardíaca, transplante cardíaco, reabilitação cardiopulmonar e pesquisa clínica. É membra da Sociedade Europeia de Cardiologia.

    Atualmente, Verocai lidera a clínica HeartWell, coordenando programas terapêuticos personalizados que integram ciência, tecnologia de ponta e cuidado humanizado, promovendo longevidade com saúde e propósito para todas as idades.

    Segundo o Dicionário Houaiss, longevidade significa a duração da vida mais longa que o comum, ou seja, a característica de ser longevo. Além da definição básica de longa duração da vida, o conceito de longevidade pode ser ampliado para incluir uma vida com qualidade, não apenas prolongada, mas também com saúde e bem-estar.

    As gerações dos Séculos XX e XXI experimentaram realidades sanitárias bastante diferentes nestes últimos cento e poucos anos. Para qualquer ângulo do prisma da vida recente que se olhe, há aspectos totalmente díspares a serem observados.

    Notadamente, os tipos de doenças mais prevalentes e devastadoras do início do século passado, muitas delas, podem ser encontradas hoje, mas numa escala completamente menor. A mortalidade colossal produzida pelas moléstias infectocontagiosas, daí transmissíveis pessoa-a-pessoa, não desapareceram totalmente muitas delas, mas têm menos impacto no conjuntos das mortes atuais.

    A sigla DNCT - Doença Crônica Não Transmissível traduz um conjunto de acometimentos que representam atualmente mais de 70% das causas de óbitos planeta afora. Neste grupo das DNCTs encontram-se, por exemplo, o Infarto Agudo do Miocárdio e o Acidente Vascular Cerebral, principais causas de morte; assim como, a DPOC _ Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica; os cânceres, ressalte-se o pulmonar, inexistente no Século XIX, que é fruto, mais do que do consumo do tabaco, é fruto do uso de cigarros, concebidos no final daquele período, devida a era da industrialização, produzidos pelas máquinas, aos milhões. A lista das DNCTs é longa, incluindo, o Diabetes, as demências, a Hipertensão Arterial Sistêmica, etc.

    Pelas conquistas civilizatórias, como o saneamento básico, e médico-científicas, como as vacinas e os antibióticos, as técnicas cirúrgicas e de imagem, e o surgimento da anestesiologia, observamos este mudança tremenda, que nos possibilita sermos longevos, sobretudo, na comparação com os nossos antepassados mais distantes. Entretanto, malgrado estes avanços marcantes, ainda temos fatores a serem melhor compreendidos, como a genética e a hereditariedade, o ambiente em que vivemos, a qualidade do que comemos e o estilo de vida que adotamos.

    O nosso bate-papo versou sobre este assunto. Divulguem-no, quando possível, para as suas redes.


    Exibir mais Exibir menos
    1 hora e 36 minutos
  • Episode 433: CAT_ Dia Mundial Sem Tabaco 2025: Protagonismo Adolescente e Participação Estudantil
    Jun 8 2025

    CAT_ Dia Mundial Sem Tabaco 2025: Protagonismo Adolescente e Participação Estudantil
    ///////////////////////////////////////////////////////////////

    Pelo Centro de Apoio ao Tabagista - CAT, ONG carioca sem fins lucrativos, que tem como propósito maior contribuir para a redução dos impactos ambientais, econômicos, sanitários e sociais do nicotinismo, entrevistamos o professor de História José Leandro Cardoso, ainda reverberando o Dia Mundial Sem Tabaco 2025, celebrado no dia 31 de maio último, cujo mote foi a proteção de crianças, adolescentes e adultos jovens, das estratégias sedutoras de marketing da Indústria da Nicotina.

    Globalmente, estes industriais têm sido acusados (e condenados em muitos países), não sem razão, de atraírem a juventude para o consumo de seus produtos mortais, à guisa de reposição de consumidores, face à perda colossal anual destes, por mortes (9 milhões por ano), adoecimentos graves e/ou simples abandono do uso por discernimento sobre os seus riscos.

    Experiências exitosas mundo afora demonstram a importância do protagonismo juvenil como um aliado importante no enfrentamento da pandemia nicotínica, que mantém ainda, apesar do esforço planetário de décadas, 1.25 bilhão de dependentes químicos em nicotina, dependência esta acusada de matar 2 dentre 3 usuários. A nicotina é considerada a droga psicoativa que mais produz adictos, o que ocorre, em mais de 95% dos casos, com pessoas abaixo de 21 anos de idade. Portanto, proteger a juventude da experimentação/iniciação pode reverter os indicadores sanitários calamitosos decorrentes das doenças relacionadas ao ato de fumar.

    O nosso convidado comunga com o pensamento do CAT, em que valoriza o protagonismo dos menores e a sua capacidade de desenvolver senso crítico se instados a tal. o professor José Leandro é professor da Secretaria Municipal de Educação (SME-RJ) da cidade do Rio de Janeiro, tendo-se graduado na Universidade Federal Fluminense, mesma instituição em que fez o seu mestrado. O Doutorado foi realizado na Casa de Oswaldo Cruz - Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz). O professor atua no Núcleo Interdisciplinar de Apoio às Unidades Escolares (NIAP) da SME-RJ, onde são produzidos materiais para apoiar as ações das diretorias executivas dos Grêmios Estudantis. Recentemente, a SME RJ deu posse a mais de 900 gremistas, numa solenidade muito concorrida. José Leandro é pesquisador em História das Ciências e da Cultura, cineclubista e estudioso da Educação com Adolescentes.
    Link NIAP vídeos: https://www.youtube.com/@NIAPSME
    Link NIAP Instagram: https://www.instagram.com/niap.sme/

    Programa Viva Voz Saúde, 07/06/2025, Rádio Nossa Senhora de Copacabana.

    Nas operações técnicas do estúdio, o dedicado Geraldo Rodrigues.

    Exibir mais Exibir menos
    1 hora e 32 minutos
  • Episode 432: CAT_ Dia Mundial Sem Tabaco 2025: como o protagonismo juvenil pode contribuir?
    Jun 2 2025

    Pelo Centro de Apoio ao Tabagista - CAT, ONG carioca sem fins lucrativos, que tem como propósito maior contribuir para a redução dos impactos ambientais, econômicos, sanitários e sociais do nicotinismo, conversaremos com a diretora do Núcleo dos Programas de Saúde Escolar da Secretaria Municipal de Educação (SME) de Rio de Janeiro, a professora Jaqueline Guabiraba. O Programa Viva Voz Saúde, da Rádio Nossa Senhora de Copacabana, foi ao ar, ao vivo, neste sábado, 31/05/2025.

    O dia 31 de maio, é consagrado a divulgar o Dia Mundial Sem Tabaco (World No Tobacco Day - WNTD), por deliberação da Assembleia Mundial da Saúde* tomada em 1987, portando, há 38 anos. A cada ano, a Organização Mundial da Saúde - OMS elege um mote a ser trabalhado para aumentar a conscientização da população global sobre os meandros do maior problema de saúde pública conhecido, o nicotinismo.

    O tema deste ano é de particular interesse para o enfrentamento da pandemia de doenças relacionadas ao uso de produtos de nicotina, que mata anualmente quase 9 milhões de pessoas e adoece o planeta de maneiras variadas. Visando reverter a perda diuturna colossal de consumidores, a Indústria da Nicotina - IN tem implementado as suas estratégias de marketing, voltando, criminosamente, como de hábito, as suas baterias para a sedução de crianças, adolescentes e adultos jovens com os chamados dispositivos eletrônicos para fumar (DEFs), também conhecidos como cigarros eletrônicos, vapers, pods, e-cigarettes, e-ciggies, e-pipes, e-cigars, heat not burn (tabaco aquecido), entre outros. Daí, a OMS denuncia, em 2025, que a IN tem lançado mão de inúmeras formas de manipulação para a não compreensão dos riscos embutidos na experimentação e iniciação no consumo do seu alcaloide mortal.

    O CAT vem trabalhando há décadas na disseminação de informações referentes à questão do tabaco, fonte principal de nicotina para a indústria. O enfrentamento à pandemia tem 2 pilares fundamentais: a cessação do uso pelos dependentes químicos da droga e o combate à iniciação por parte dos menores de idade. Sabemos que há ainda no planeta, apesar de todos os nossos esforços, 1.25 bilhão de dependentes de nicotina, a substância psicoativa que mais gera adicção, dentre todas as conhecidas. Por outro lado, sabe-se igualmente que 95% dos fumantes se tornaram escravos dos produtos de nicotina antes de completados 21 anos de idade.

    A não entrada de crianças e jovens na senda do consumo de nicotina tem sido uma preocupação que em breve completará 50 anos. Há 30, escrevemos o livro eletrônico "Fumar Pra Quê, Meninas e Meninos?" (disponibilizado on line, em 1996, em www.cigarro.med.br). Pela iniciativa da nossa organização, desde 3 de maio de 2013, o dia 11 de outubro está inscrito no calendário oficial da cidade do Rio de Janeiro, o "Dia da Conscientização do combate ao tabagismo da criança e do adolescente", por uma lei municipal construída com os vereadores Carlinhos Mecânico e Eduardo Moura, posteriormente sancionada pelo então prefeito Eduardo Paes, hoje novamente alcaide do Rio Janeiro. Em 2022, a nosso pedido, a deputada estadual Martha Rocha estadualizou a nossa lei. Estamos agora tentando nacionalizá-la. A data que escolhemos, o 11 de outubro, deu-se por ser véspera do Dia das Crianças.

    O nosso programa deste sábado pretendeu esclarecer e valorizar o que vem sendo feito pela Secretaria de Educação da Prefeitura do Rio de Janeiro, notadamente junto ao público infantojuvenil, alvo maior da IN no país, e planeta afora. A nossa convidada dirige justamente o núcleo que pensa e elabora a política pública educacional que pode contribuir, sobremaneira, para que os jovens não sejam manipulados pelas estratégias de marketing industrial.

    Nas operações técnicas do estúdio, o parceiro de sempre, Geraldo Rodrigues.

    Exibir mais Exibir menos
    1 hora e 41 minutos
  • Episode 431: CAT_ COMPREENDENDO MENTES ATIVAS - Uma conversa sobre TDAH e TOD
    May 26 2025

    CAT_ COMPREENDENDO MENTES ATIVAS - Uma conversa sobre TDAH e TOD
    ///////////////////////////////////////////////////////////

    Pelo Centro de Apoio ao Tabagista - CAT, ONG carioca sem fins lucrativos, que tem como propósito maior contribuir para a redução dos impactos ambientais, econômicos, sanitários e sociais do nicotinismo, entrevistamos a neonatologista e pediatra Andréia Fernandes, e o neurologista e neurocientista José Mauro Bráz Lima, onde abordamos dois fenômenos neuropsíquicos: Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade - TDAH e Transtorno Opositor Desafiador - TOD. Programa Viva Voz Saúde, Rádio Nossa Senhora de Copacabana, 24/05/2025.

    O TDAH é uma condição psiquiátrica caracterizada pela dificuldade de concentração, hiperatividade e impulsividade excessiva – e que, no caso, persiste em adultos. Em geral, o TDAH começa na infância e pode persistir na vida adulta. Pode contribuir para baixa autoestima, relacionamentos problemáticos e dificuldade na escola ou no trabalho. Além de impulsividade, excesso de agitação e déficit de atenção, o quadro pode gerar ansiedade e outros transtornos.
    Geralmente, alia-se medicamentos e sessões de psicoterapia. Controlar possíveis transtornos associados também é importante.

    O TOD é um distúrbio de saúde mental caracterizado por comportamentos desafiadores, irritabilidade, desobediência e dificuldades em lidar com frustrações, tipicamente em crianças e adolescentes. Este transtorno pode levar a problemas de relacionamento, dificuldades na escola e, em alguns casos, até mesmo a transtornos de conduta.

    O nosso bate-papo não pretende esgotar os temas, mas sim informar sobre eles para a população leiga. Estaremos fazendo diagnósticos demais com estas rotulações? Ou, por outro lado, estes quadros estão subdiagnosticados? Existe forma de prevenção? Como tratar estes indivíduos? Os estabelecimentos de educação e os seus profissionais estão instrumentalizados para lidar com estes distúrbios? As famílias recebem o acompanhamento e as orientações adequados para lidar com os distúrbios?

    Informar é o que nos move. Se vocês tiverem disponibilidade, divulguem o bate-papo nas redes social de vocês.

    Nas operações técnicas do estúdio, o devotado Geraldo Rodrigues.

    Exibir mais Exibir menos
    1 hora e 41 minutos
  • Episode 430: CAT_ ALIMENTO SEGURO: a importância do consumo de produtos de origem animal com registro
    May 18 2025

    CAT_ ALIMENTO SEGURO: a importância do consumo de produtos de origem animal com registro
    /////////////////////////////////////////////////////////////////////////

    Pelo Centro de Apoio ao Tabagista - CAT, ONG carioca sem fins lucrativos, que tem como propósito maior contribuir para a redução dos impactos ambientais, econômicos, sanitários e sociais do nicotinismo, entrevistamos a médica veterinária Renata Patrícia Pinto, sobre a segurança necessária para a população no consumo de produtos de origem animal com registro sanitário. abordamos o posicionamento brasileiro no ranking mundial de exportadores de produtos de origem animal e ressaltamos as boas práticas da pecuária do país. Ressaltamos a importância da EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e da PESAGRO - RIO (Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro) e do IMS (Instituto Mineiro de Agropecuária), como instituições de pesquisa super importantes para o cenário nacional na área.

    A convidada foi graduada pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). É auditora fiscal federal agropecuária do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e atua na área de inspeção e tecnologia de produtos de origem animal desde 1998, e no serviço de inspeção federal desde 2002.

    O consumo de produtos de origem animal com registro, especialmente aqueles com selos de inspeção (SIF, SIE, SIM), é fundamental para garantir a segurança alimentar e proteger a saúde do consumidor. Estes selos atestam que o produto passou por processos de inspeção e controle de qualidade, reduzindo o risco de contaminação e doenças.

    O registro visa: Segurança Alimentar, Prevenção de Doenças, Qualidade e Padronização, Confiança do Consumidor, Acesso a Mercados Consumidores, e Bem-estar Animal.

    Este foi o bate-papo do Programa Viva Voz Saúde da Rádio Nossa Senhora de Copacabana, que se deu em 17 de maio de 2025, ao vivo.

    Nas operações técnicas do estúdio, o nosso parceiro de sempre, Geraldo Rodrigues.

    Exibir mais Exibir menos
    1 hora e 37 minutos
  • Episode 429: CAT_ DOCUMENTOS DA INDÚSTRIA DA NICOTINA: Carolina Costa da ABEAD entrevista Paulo Corrêa da UFOP
    May 16 2025

    CAT_ DOCUMENTOS DA INDÚSTRIA DA NICOTINA: Carolina Costa da ABEAD entrevista Paulo Corrêa da UFOP

    Exibir mais Exibir menos
    1 hora e 4 minutos