Episódios

  • Pioneirismo e Inovação em Cuidados Paliativos no Brasil - #036
    May 15 2025

    Neste episódio, falamos sobre o Hospital Estadual Mont Serrat, o primeiro hospital público do Brasil totalmente dedicado aos cuidados paliativos. Conheça a importância dessa nova unidade de saúde, que transforma a experiência do paciente com uma abordagem holística e humanizada, focada não apenas na doença, mas na história de vida do paciente e de sua família.As médicas Karoline Apolônia e Lilia Maria Caldas Embiruçu compartilham suas experiências no cuidado de pacientes em situação de fim de vida e a necessidade de um olhar empático e centrado na pessoa. Elas explicam como o hospital integra cuidados emocionais, espirituais e físicos, com foco no bem-estar do paciente e da família.Este episódio também destaca como o hospital promove interconexões entre serviços de saúde, melhora a comunicação, e aborda com sinceridade temas difíceis, como a morte e o fim da vida, garantindo decisões respeitosas e colaborativas.Acompanhe ainda a reflexão sobre mudanças culturais nas UPAs e como essas transformações resultam em um atendimento mais sensível e adequado às necessidades dos pacientes que necessitam de cuidados paliativos.Ouça agora para descobrir como o cuidado centrado na pessoa pode transformar a experiência de saúde no Brasil.---Quer anunciar nos intervalos do podcast A Experiência do Paciente? Fale conosco pelo email: contato@sobrexp.com.brCréditos: Episódio produzido por Map2B Planejamento, Marketing e Negócios

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    1 hora e 5 minutos
  • Inteligência Artificial e uma nova era da Experiência do Paciente - #035
    May 1 2025

    Neste episódio, o CEO da Make One, Harold Schultz Neto, nos conduz por uma jornada fascinante rumo à transformação digital na saúde. Conversamos sobre como a Inteligência Artificial, ao replicar funções do cérebro humano, tem acelerado diagnósticos, reduzido burocracias e elevado a eficiência operacional em hospitais. Discutimos as tendências que colocarão a prevenção no centro do cuidado, exploramos os quatro grandes desafios da inovação — da mentalidade linear à exponencial, do produto ao serviço, do download ao upload — e refletimos sobre a urgente necessidade de unir privacidade e tecnologia em um modelo de “Open Health”.Para encerrar, Harold compartilha insights sobre como profissionais podem se preparar, mantendo sempre a empatia e o compromisso com a humanização do atendimento. Dê o play e descubra como a IA está redesenhando a experiência do paciente no Brasil!---Quer anunciar nos intervalos do podcast A Experiência do Paciente? Fale conosco pelo email: contato@sobrexp.com.brCréditos: Episódio produzido por Map2B Planejamento, Marketing e NegóciosConheça mais sobre o podcast

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    39 minutos
  • Cuidado Compartilhado: Transformando a Jornada do Paciente - #034
    Apr 17 2025

    Neste episódio, conversamos com o Dr. Rafael Leão – médico pediatra, presidente do Conselho Deliberativo da SOBREXP, gestor de Experiência do Paciente e autor do livro Cuidado Compartilhado – engajamento de pacientes e famílias sobre como envolvê-los como parceiros ativos no cuidado.

    Descubra como este livro serve de bússola para melhorar a experiência em saúde no Brasil, quais são os fatores críticos que impactam cada ponto de contato, e as estratégias de comunicação que garantem empatia e segurança mesmo em cenários complexos.

    Rafael compartilha, ainda, passos concretos para que gestores fomentem uma cultura de cuidado compartilhado e inspirem suas equipes a elevar continuamente a qualidade e a humanização do atendimento.

    --- Quer anunciar nos intervalos do podcast A Experiência do Paciente? Fale conosco pelo email: contato@sobrexp.com.brCréditos:Episódio produzido por Map2B Planejamento, Marketing e Negócios

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    49 minutos
  • ‘Mais voz, mais conexão’; a SOBREXP e o futuro da Experiência do Paciente - #033
    Apr 3 2025

    Neste episódio, entramos na terceira temporada do podcast e revelamos como será a nova gestão da SOBREXP, num bate papo com a presidente Carla Ledo, que compartilha suas metas para os anos de 2025 e 2026 e destaca a importância de ter "mais voz, mais conexão":

    Nova Gestão e Planejamento: a presidente fala sobre as metas para integrar regiões do Brasil e ampliar a participação dos associados, com foco em coletar experiências e melhores práticas.

    A Voz do Paciente: A sobreposição entre a OMS e a missão da SOBREXP para fortalecer o engajamento dos pacientes e familiares na segurança do paciente é um ponto-chave. A gestão busca promover mudanças com a colaboração de todos.

    Iniciativas e Eventos: A Semana Internacional da Experiência do Paciente será uma grande oportunidade para debater temas como comunicação e letramento em saúde, criando novos grupos de trabalho e difundindo conteúdo com base em evidências.

    Pesquisa Nacional: O estudo de 2024 sobre expectativas e experiências dos pacientes no Brasil revela a importância da comunicação clara e evidencia as demandas comuns em sistemas públicos e privados.

    Parcerias e Colaboração: Carla Ledo compartilha a experiência de colaboração com 11 associações de pacientes, destacando como essas parcerias impactam positivamente na criação de soluções para a atenção à saúde.

    Futuro e Convite: Com a visão de transformação, a presidente convida todos a se juntarem à SOBREXP para criar um legado positivo, beneficiando pacientes e profissionais de saúde.

    Ouça agora e conecte-se ao futuro da saúde!---Quer anunciar nos intervalos do podcast A Experiência do Paciente? Fale conosco pelo email: contato@sobrexp.com.brCréditos: Episódio produzido por Map2B Planejamento, Marketing e Negócios


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    35 minutos
  • Humanização: quando o cuidado precisa tocar a alma - #032
    Dec 26 2024

    Neste episódio, somos convidados a mergulhar na delicadeza do cuidado humanizado, onde cada gesto carrega o peso de tocar não apenas o corpo, mas a alma. A conversa nos leva ao universo da neonatologia, onde nascem não só bebês, mas mães, pais e desafios únicos.

    A convidada deste episódio é Walusa Assad, médica e pesquisadora com foco em neonatologia e intensivismo pediátrico, com atuação destacada tanto na academia como na prática clínica, contribuindo significativamente para a melhoria da experiência do paciente pediátrico e neonatal.

    Entre protocolos rígidos e corações ansiosos, descobre-se que humanizar é mais do que seguir diretrizes – é escutar, acolher e adaptar. É entender que cada família traz sua história, suas crenças, suas dores. É transformar UTIs em espaços de afeto e empatia, onde a ciência encontra a ternura.

    Também ouvimos sobre o peso que recai sobre os profissionais de saúde, que precisam de cuidado tanto quanto os pacientes. Criar espaços de apoio emocional e diálogo é essencial para que possam exercer sua vocação com leveza e humanidade.

    Por fim, este episódio é um convite: vamos olhar uns para os outros com mais empatia? Vamos transformar o cuidado em um ato de amor e alteridade? 2025 está à porta, trazendo uma nova chance de fazer diferente – com o coração aberto e o olhar atento! --- Quer anunciar nos intervalos do podcast A Experiência do Paciente? Fale conosco pelo email: contato@sobrexp.com.br Créditos: Episódio produzido por Map2B Planejamento, Marketing e Negócios

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    48 minutos
  • Sobre bytes, humanidade e experiência paciente - #031
    Dec 13 2024

    Neste episódio, exploramos a conexão entre inovação tecnológica e cuidado humanizado no setor de saúde. Jimena Marín e Tiago Santaella trazem experiências e percepções sobre como a tecnologia pode transformar a jornada do paciente, sempre mantendo a empatia no centro das decisões.

    Os convidados falam da importância de abordagens criativas e estratégicas para construir experiências autênticas e impactantes no setor de saúde e trazem olhares sobre o uso de dados e inovação para personalizar o cuidado e superar desafios éticos e operacionais.

    Juntos, discutem o desafio de integrar tecnologia e empatia, além de apontar as tendências que prometem moldar o futuro do saúde.

    Uma conversa inspiradora sobre a evolução do cuidado, que equilibra bytes e humanidade! --- Quer anunciar nos intervalos do podcast A Experiência do Paciente? Fale conosco pelo email: contato@sobrexp.com.br Créditos: Episódio produzido por Map2B Planejamento, Marketing e Negócios

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    1 hora e 4 minutos
  • Compromisso, Conhecimento e Inovação para Repensar a Saúde Brasileira - #030
    Nov 28 2024

    No 30º episódio, mergulhamos em uma conversa profunda com Dra. Ludhmila Hajjar, uma das principais vozes da saúde no Brasil. Com sua vasta experiência e visão estratégica, ela nos guia por uma jornada para repensar a forma como cuidamos dos pacientes em nosso país.

    Abordamos temas cruciais como a humanização da saúde, o papel da tecnologia na transformação do cuidado, a importância da educação e o engajamento dos pacientes nas decisões sobre sua própria saúde.

    Se você é profissional da saúde, gestor, estudante ou simplesmente alguém interessado em um sistema de saúde mais humano e eficiente, este episódio é para você.

    Descubra como: colocar o paciente no centro do cuidado, humanizar a saúde, utilizar a tecnologia a favor da humanização, desenvolver líderes capazes de transformar a saúde.

    Não perca esta conversa inspiradora e comece a fazer a diferença na vida dos seus pacientes! --- Quer anunciar nos intervalos do podcast A Experiência do Paciente? Fale conosco pelo email: contato@sobrexp.com.br Créditos: Episódio produzido por Map2B Planejamento, Marketing e Negócios

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    47 minutos
  • A Voz do Paciente: Vivendo Além do Câncer - #029
    Nov 15 2024


    Neste episódio poderoso, Jussara Del Moral, a Supervivente, que vive com câncer metastático há 17 anos, nos convida a enxergar o paciente muito além da doença. Como uma influenciadora ativa na luta contra o câncer e uma voz inspiradora para muitos, Jussara compartilha suas experiências de vida, resiliência e como ela transformou desafios em oportunidades para mudar sua própria narrativa.

    Com este episódio, a SOBREXP, busca explorar o papel do paciente no ecossistema de saúde e a importância de reconhecer que o paciente é, acima de tudo, uma pessoa com sonhos, medos e esperanças.

    Não perca essa conversa emocionante e transformadora sobre viver plenamente, independentemente das adversidades. Dê o play e descubra! --- Quer anunciar nos intervalos do podcast A Experiência do Paciente? Fale conosco pelo email: contato@sobrexp.com.br Créditos: Episódio produzido por Map2B Planejamento, Marketing e Negócios.

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    55 minutos