Episódios

  • "Comunicação é sobre o que as pessoas topam ouvir" | José Maurício Lilla, Head de Comunicação do Bradesco
    Aug 21 2025

    🎙️ Resumo do EpisódioNeste episódio do CMO Playbook, Rapha Avellar recebe o chefe da comunicação do Bradesco, José Mauricio Lilla.José Maurício destrincha as nuances de liderar o marketing em uma instituição com 82 anos e avalia porque o marketing do setor financeiro mudou drasticamente nos últimos 20 anos.Ele explica por que um planejamento estático "já nasce morto" e ainda discute a importância estratégica da coexistência do digital com a presença física no mundo bancário “A nossa comunicação é muito mais baseada no que as pessoas estão abertas para ouvir do que o que o banco quer falar”Bibliografia:Startup citada por Rapha:https://en.wikipedia.org/wiki/Dollar_Shave_ClubCampanha da UNESCO citada pelo José Maurício:https://www.unesco.org/pt/articles/hey-update-my-voice-expoe-assedio-cibernetico Vídeo citado por Rapha em que Mr. Beast e Cristiano Ronaldo brincam com a velocidade que CR7 poderia alcançar os mesmos números que o YouTuber https://www.youtube.com/watch?v=aDF_ESN80r8---✨ Sobre o PodcastO CMO Playbook é um podcast que busca entender como grandes líderes de marketing enfrentam desafios, repensam modelos de gestão, testam novas abordagens e antecipam movimentos do mercado.É o espaço onde CMOs, Heads e Gerentes das maiores marcas e agências do país discutem tendências, estratégias e decisões com profundidade técnica e visão de futuro.Um podcast feito para quem está na linha de frente da transformação — que inspira, provoca e busca conversas profundas para liderar com inteligência na nova era da publicidade.---🎧 Sobre o HostRapha Avellar é fundador e CEO da BrandLovers, plataforma utilizada pelos maiores anunciantes do Brasil e por mais de 300 mil criadores de conteúdo.Eleito em 2024 pela Bloomberg Línea como uma das 100 pessoas mais inovadoras da América Latina, Rapha é um empreendedor serial e criador de conteúdo com mais de 400 mil seguidores.É formado em Administração, com MBA pela FGV, especialização em Value Investing pela Columbia Business School e OPM em Harvard.---🚀 Sobre a BrandLoversA BrandLovers é a empresa por trás do Creator Ads — a primeira plataforma de anúncios para mídia de creators do mundo.Com o poder da tecnologia e da inteligência artificial, o Creator Ads transforma a colaboração com creators em um processo programático, previsível e escalável, permitindo que marcas e agências comprem mídia de creators com a mesma eficiência dos modelos tradicionais de mídia.---📲 Baixe o App da BrandLovers: https://apps.apple.com/by/app/brandlovers/id6446956370 🌐 Site: https://www.brandlovers.ai/sou-creator 📸 Instagram do Rapha: https://www.instagram.com/avellarrapha/💼 LinkedIn do Rapha: https://www.linkedin.com/in/avellarrapha/

    Exibir mais Exibir menos
    49 minutos
  • Como o CMO da Claro pensa R$ 1Bi de orçamento em Marketing | Márcio Carvalho - CMO da Claro Brasil
    Aug 14 2025

    Neste episódio do CMO Playbook, Rapha Avellar recebe o CMO da Claro, Marcio Carvalho.


    Marcio reafirma suas dúvidas lembrando que "a única certeza é que o marketing e a vida estão mais complexos e a audiência está muito mais fragmentada", revela a importância do físico para a gigante de telecomunicações ("se todas as lojas da Claro sumirem, a gente de cara perde 30% de tudo que comercializa") e fala sobre suas obsessões e desconfianças com dados (“tem momentos em que os dados apontam caminhos muito distintos da minha intuição, aí procuro ter mais dados”).


    Ele detalha como a Claro adota uma cultura de "eternamente insatisfeitos e eternamente inquietos", aborda os desafios e aprendizados do lançamento do 5G e a importância da transformação da TV por assinatura, que ele considera subvalorizada.


    Siga o CMO Playbook na sua plataforma de áudio favorita e acompanhe os cortes dos melhores momentos no instagram: @cmo_playbook

    Exibir mais Exibir menos
    52 minutos
  • “Time que está ganhando se mexe sim!” | com Felipe Castano do Mercado Pago
    Aug 7 2025

    Na volta de Rapha Avellar ao CMO Playbook, recebemos o diretor de Marketing & Growth do Mercado Pago, Felipe Castano. Responsável por algumas das campanhas mais interessantes dos últimos anos, ele destrincha resultados e números da campanha com a Anitta em abril deste ano: “no mercado de fintech mais competitivo do mundo, a gente cresceu 48% o awareness de marca de banco digital.Obcecado por dados, fala sobre incrementalidade, mas também divide momentos desde quando achou que seria demitido após cair o app do Mercado Pago em meio a sua primeira Black Friday e o quanto acredita que a cultura do Mercado Livre potencializou seu trabalho.Siga o CMO Playbook na sua plataforma de áudio favorita e acompanhe os cortes dos melhores momentos no instagram: @cmo_playbookBibliografia:Postagem citada pelo Felipe sobre fãs fazendo peças de publicidade com IA para a Liquid Death: https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:activity:7354067848148770817/

    Exibir mais Exibir menos
    49 minutos
  • The CMO Playbook #78 | A força da cultura, da tecnologia e criatividade na mobilidade
    Aug 9 2021

    A segunda temporada do The CMO Playbook chegou ao fim e, para fechar com chave de ouro, recebemos o Gustavo Aguiar, que é Head de Marketing e Growth na 99.

    Ele, que já atuou como empreendedor e esteve à frente de marcas como Rexona e Johnson & Johnson, nos conta um pouco da sua visão sobre o papel da tecnologia e da criatividade atualmente.

    Além disso, falamos sobre a força da mudança da cultura, a cobrança do consumidor nas tomadas de decisões, oportunidades no segmento de mobilidade e o impacto que essa indústria teve na sociedade atual. Sem dúvidas esse episódio está incrível e essa temporada foi sensacional!

    Eu tenho certeza que ao longo dessa jornada você pode absorver muitos ensinamentos importantes e encontrou insights valiosos para tornar seu 2021 ainda melhor. É dessa forma que eu me despeço, agradeço por ter nos acompanhado até aqui e te espero para um próximo capítulo dessa história que estamos construindo.

    Agora, aperta o play e vem conferir essa conversa que, sem dúvidas, está incrível!

    Exibir mais Exibir menos
    38 minutos
  • The CMO Playbook #77 | A inovação e o foco no consumidor como chave
    Aug 2 2021

    O episódio do The CMO Playbook dessa semana é com a Paula Costa, Vice-presidente de Marketing da Diageo, que tem uma experiência gigante na área de fast moving consumer goods. Ao longo de sua carreira, passou por empresas como Craft, Unilever, Samsung, L’Oréal Paris e Electrolux. Durante essa conversa incrível, ela nos conta o que a motivou durante toda a jornada e sobre a importância das marcas colocarem o consumidor no centro das decisões.

    Além disso, também falamos sobre como manter a marca viva na cabeça do consumidor e conquistar sua lealdade, como é para a Diageo ter a Manu Gavassi como diretora de conteúdo e o tamanho desse sucesso, a importância do influenciador para uma grande marca, como gerar resultados a partir disso e sobre processos de inovação.

    Quer saber mais? Aperte já o play e vem conferir, porque esse papo está imperdível.

    Exibir mais Exibir menos
    33 minutos
  • The CMO Playbook #76 | Construindo marcas dinâmicas
    Jul 26 2021

    Nesta semana, o The CMO Playbook traz um papo incrível com a Bianca Pi, CMO da Sallve. Ela, que passou por empresas como P&G e L’Oréal Paris, liderando grandes marcas internacionais e nacionais, hoje soma 20 anos de experiência no mundo de cosméticos e veio dividir toda essa experiência com a gente.

    O papo foi sensacional, nós debatemos insights sobre as diferenças entre uma DNVB e as marcas tradicionais, a importância da comunidade para a Sallve e as estratégias baseadas nela e a personificação das marcas. Além disso, falamos dos modelos de comunicação por meio de influencers, a importância de estabelecer metas, quais são os próximos passos da marca no plano de expansão em omnichannel e como é o sucesso dos lançamentos dos produtos.

    Ficou curioso para saber mais? É só dar play e conferir esse episódio que, sem dúvidas, está espetacular!

    Exibir mais Exibir menos
    33 minutos
  • The CMO Playbook #75 | Pare de interromper, comece a entreter
    Jul 6 2021

    No The CMO Playbook desta semana, tivemos o prazer de receber Kellen Silverio, Marketing Director da Hasbro. Kellen tem uma carreira incrível e repleta de experiências em grandes marcas, como Burger King, Luxottica e Unillever, onde passou 10 anos cuidando de marcas como Seda, Clear e Kibon.

    Ao longo da nossa conversa, Kellen compartilhou a sua visão sobre as conexões com os consumidores e os aprendizados com o drive de geração de valor, levando a experiências dos conteúdos para o mundo real. O papo também incluiu insights sobre dados para chegar até o consumidor e as fragmentações dos públicos, os desafios de entregar as mensagens da marca para o público infantil e a experiência phydigital. Ela também contou pra gente um super case de marketing de oportunidade criado pela Hasbro junto com a Epic Games, além do sucesso de outras marcas da empresa. Aperta o play e vem ouvir esse papo imperdível, que está cheio de aprendizados pra você!

    Exibir mais Exibir menos
    31 minutos
  • The CMO Playbook #74 | O valor da estratégia de marketing
    Jun 28 2021

    No episódio dessa semana, nosso convidado é o Frank Pflaumer, Vice-Presidente de Marketing, Comunicação e Assuntos Corporativos na Nestlé. Frank, que ao longo da carreira teve passagem por grandes agências de publicidade, iniciou sua jornada na Nestlé há mais de 10 anos na Suíça. Ele compartilhou com a gente os aprendizados adquiridos na gestão de uma empresa que tem múltiplas marcas dentro e fora do Brasil.

    Batemos um papo incrível sobre ter um pensamento ágil para tomada de decisões durante uma crise, como a pandemia que estamos vivendo. Além disso, falamos sobre a importância do planejamento de marketing anual, novos meios digitais, propósito e o papel das marcas na vida das pessoas. Ele também trouxe sua visão sobre a necessidade de entender o consumidor e se comunicar com ele. Quer saber mais? Aperta o play e vem conferir essa conversa que, sem dúvidas, está incrível!

    Exibir mais Exibir menos
    31 minutos