Episódios

  • 133 - Perdas no varejo: o que revela a pesquisa ABRAPPE
    Jul 1 2025

    No novo episódio do PDV, Gustavo Carrer recebe dois especialistas para analisar os dados mais recentes da pesquisa de perdas no varejo brasileiro divulgada pela ABRAPPE — Associação Brasileira de Prevenção de Perdas.

    Vanessa Urbieta, da Inwave, e Antonio Balbino, diretor de Novos Negócios da Contagem, explicam por que a aparente melhora no índice geral (de 1,57% para 1,51%) pode ser ilusória — e quais setores, como o atacarejo, registraram aumento nas perdas.

    Eles discutem:

    • O impacto da entrada de novos segmentos como PET e eletrônicos na média geral.

    • As causas do crescimento das perdas não identificadas e como a tecnologia pode ajudar a reverter esse cenário.

    • Os desafios específicos de supermercados, farmácias e atacarejos híbridos, onde manipulação e mix ampliado elevam os riscos.

    Um episódio essencial para entender melhor o que os números revelam e porque o varejista precisa ser mais estratégico do que nunca.



    Exibir mais Exibir menos
    42 minutos
  • 132 - De Feira a Festival: A Reinvenção da APAS e o que vem por ai
    Jun 5 2025

    No episódio desta semana do PDV, a gente mergulha nos bastidores da APAS Show, que agora é oficialmente um festival de experiências, conexões e transformação no varejo.


    Carlos Correa, diretor-geral da APAS, revela os bastidores dessa evolução e detalha como a feira virou palco de inovação, internacionalização e debates sobre o futuro da liderança.


    Ele fala também sobre os planos para os próximos anos e o que torna a APAS um evento tão brasileiro — com café, tecnologia de ponta, encontros estratégicos e até planos para corrida de rua e fanfest.


    Eles falam sobre:

    - Os resultados da edição de 2025: 900 expositores, mais de 151 mil visitantes e R$ 16,5 bilhões em negócios

    - O novo posicionamento como festival: ações de sustentabilidade, impacto urbano, mobilidade e cultura de inovação

    - A importância do Congresso APAS: discussões sobre inteligência artificial, liderança humanizada e transformação geracional no varejo


    Exibir mais Exibir menos
    36 minutos
  • 131 - Chat GPT no PDV: o que a IA está aprendendo com o varejo
    May 8 2025

    Você já parou para pensar como o varejo brasileiro se relaciona com a IA? Neste episódio do PDV, vamos abrir espaço para um convidado que não tem CPF, crachá ou endereço fixo — mas que já virou presença constante nas rotinas de gestores e profissionais do varejo: o Chat GPT, a inteligência artificial da OpenAI.

    A proposta aqui é diferente de tudo o que já foi feito no podcast. Toda a pauta foi construída com a ajuda da própria IA — desde a seleção dos temas, até as respostas que você vai ouvir. No papo com Adriano Sambugaro e Gustavo Carrer, o Chat GPT revela as três perguntas mais frequentes dos varejistas brasileiros, comenta sobre os níveis de maturidade digital do setor, compartilha exemplos reais e curiosos de como tem sido usado — por pequenos lojistas e grandes executivos — e ainda analisa o impacto de questões globais, como a guerra tarifária entre EUA e China, no cenário brasileiro.

    Ao final, a IA também se arrisca em uma reflexão sobre o futuro — e reforça um ponto essencial: mesmo em tempos de transformação digital, o varejo continua sendo sobre pessoas.

    Exibir mais Exibir menos
    24 minutos
  • 130 - Espaçolaser e a Força da TI no Varejo de Serviços
    Apr 17 2025

    Adriano Sambugaro e Gustavo Carrer recebem Daniela Komatsu, CIO da Espaçolaser — a maior rede de depilação do mundo, com mais de 800 lojas e milhares de clientes atendidos. Com mais de 25 anos de experiência em tecnologia, Daniela compartilha sua trajetória e fala sobre os principais aprendizados na jornada digital da empresa.


    Nesta conversa, ela explica como a área de TI tem atuado de forma estratégica no varejo de serviços, detalha a modernização da infraestrutura de dados, o uso de inteligência artificial nos canais de atendimento ao cliente, e como a empresa vem orquestrando diferentes ferramentas — como WhatsApp, app e site — para garantir uma experiência eficiente e personalizada.


    Além disso, o episódio aborda os desafios enfrentados por CIOs e gestores de tecnologia na hora de implementar novas soluções, a importância de estar próximo às áreas de negócio e as boas práticas que diferenciam os profissionais da área, como o foco genuíno em entender os processos da empresa e colocar o cliente no centro da estratégia.


    Exibir mais Exibir menos
    29 minutos
  • 129 - Como melhorar seu negócio com pricing e gestão de categorias
    Mar 21 2025

    Neste episódio do PDV, Gustavo Carrer e Fernanda Vasconcelos recebem Aderson Gomes, especialista em gestão e inteligência comercial, para um papo direto e prático sobre três temas essenciais que podem transformar seus resultados no varejo.


    Você vai entender como pricing e gestão de categorias trabalham juntos para impactar diretamente suas vendas e lucratividade, além de descobrir se já é o momento de apostar na precificação dinâmica também nas lojas físicas.


    Por fim, aprenda como revisar seu sortimento sem afastar clientes fiéis às suas marcas favoritas.


    Exibir mais Exibir menos
    28 minutos
  • 128 - Como liderar na era da incerteza e da inteligência artificial
    Mar 6 2025

    No episódio de hoje do Por Dentro do Varejo, Gustavo Carrer e Fernanda Vasconcelos recebem Jacques Meir, especialista em branding, tendências e cultura, para uma conversa essencial sobre as mudanças no varejo global. Profissional experiente, Jacques é diretor-executivo de conhecimento do Grupo Padrão e Mentor da CX Brain.


    O episódio começa com uma análise sobre o Walmart e como a gigante do varejo soube transformar sua eficiência operacional em uma vantagem competitiva no ambiente digital. Jacques explica o papel do CEO John Furner nessa transformação, mostrando como a empresa reestruturou sua logística, otimizou estoques e incorporou inteligência artificial para gerar valor – um modelo que serve de aprendizado para o varejo brasileiro.


    Além da inovação e da tecnologia, um dos temas centrais do bate-papo é a nova liderança no varejo. Jacques destaca que, em um cenário de incerteza permanente, os líderes precisam desenvolver duas competências fundamentais: adaptação constante e comunicação eficaz.


    Outro ponto alto da conversa são as verdadeiras tendências de consumo e como diferenciá-las dos modismos passageiros. Jacques apresenta conceitos como a Síndrome de Nárnia – a busca do consumidor por refúgios emocionais no varejo –, a felicidade fortuita – a necessidade de pequenas doses de bem-estar –, e a influência crescente da Geração Z, que redefine modelos de trabalho, consumo e experiência.

    Exibir mais Exibir menos
    37 minutos
  • 127- Líderes de tecnologia apontam as tendências para o varejo
    Feb 20 2025

    Neste episódio, Gustavo Carrer segue explorando os destaques da NRF 2025, agora com foco nas inovações tecnológicas que prometem impactar o varejo nos próximos anos.


    Para isso, conta com insights valiosos de grandes nomes do mercado: Marcelo Toledo (Salesforce), Paulo de Tarso (Deloitte), Patricia Oka (LinkedIn) e Rodrigo Ritto (Palo Alto Networks). Eles fizeram parte da missão da Varejo 180 e compartilharam suas perspectivas sobre como a tecnologia está moldando o setor e quais tendências merecem sua atenção.


    Ouça:

    1'10 Marcelo Toledo ( Salesforce ): Personalização e ativação do relacionamento com o consumidor muito além da venda de produtos. Use a tecnologia para venda de mídia em loja, online e canais como WhatsApp, SMS, e-mail marketing. Firme parcerias para vender serviços financeiros (cartões, crédito, seguros) e serviços de saúde (telemedicina).


    4'42 Paulo de Tarso (Deloitte): A transição do assistente virtual para o agente virtual está transformando o varejo,


    8'53 Rodrigo Ritto (Palo Alto Networks): Quatro tendências para 2025.


    15'48 Patrícia Oka (LinkedIn): A inteligência artificial, personalização e uso estratégico de dados já são realidade no varejo. O LinkedIn é uma ferramenta poderosa para conectar empresas e consumidores.

    Exibir mais Exibir menos
    20 minutos
  • 126- NRF 2025: o que já é realidade em lojas icônicas de NY
    Jan 29 2025

    Gustavo Carrer ouve quatro profissionais do varejo que compartilham suas experiências e insights da NRF 2025, visitando lojas icônicas em Nova York.


    Fátima Merlin destaca o Westside Market, um supermercado premium que se concentra na experiência do cliente, adaptando-se às necessidades de cada bairro e utilizando tecnologia para otimizar o estoque e a operação.


    Eduardo Jaime elogia a rede de supermercados Trader Joe's por sua abordagem única, com uma política de devolução liberal, curadoria de produtos e forte envolvimento com a comunidade.


    Vanda Dias destaca a loja da Puma na 5ª Avenida, enfatizando a inovação e a tecnologia. A loja oferece personalização com customização de produtos, e tecnologia, como uma máquina que analisa a pisada para sugerir tênis. A Puma também faz parcerias com personalidades e homenageia ícones, conectando-se com a cultura e atraindo um público jovem.


    Por fim, o professor Luis Lobão fala sobre a Uniqlo, marca japonesa que revolucionou o setor da moda com sua filosofia LifeWear, que enfatiza roupas funcionais e duráveis. A Uniqlo investe em inovação de materiais, expansão global e omnicanalidade, integrando experiências online e offline. A empresa utiliza análise de dados e IA para gerenciar o estoque e personalizar o atendimento, destacando-se também pela sustentabilidade e pela experiência de compra impecável.


    Exibir mais Exibir menos
    30 minutos